É com alegria e entusiasmo que compartilhamos a chamada de trabalhos e o cronograma de atividades do X Congresso da Federação Latino-americana de Semiótica (FELS), que ocorrerá entre os dias 2 e 5 de julho de 2024, na Universidade de São Paulo. São mais de 40 pesquisadores de 30 Universidades e instituições de pesquisa envolvidos na organização do evento, buscando exercer o diálogo, a diversidade ampla e a inclusão desde os inícios.

Ao propor uma reflexão sobre a semiótica do futuro e o futuro da semiótica, o X Congresso Latino-Americano de Semiótica se constitui como uma oportunidade única de diálogo, debate e construção de conhecimento sobre os horizontes plurais da semiótica e de sua perspectiva privilegiada do porvir. Nosso encontro busca transcender as incertezas contemporâneas, promovendo discussões transtemporais que permitam antecipar e apontar os dilemas do amanhã, a partir de encontros significativos e profícuos entre nossos colegas pesquisadores de sangue, língua e alma latino-americanos.

As inscrições para o congresso terão início em 11 de dezembro de 2023, com a submissão de resumos para a modalidade de participantes. O template do resumo, bem como informações sobre valores, modalidades e demais prazos, serão disponibilizados no site do congresso na data de abertura das inscrições.

Desde já, convidamos todos a consultarem os dez eixos temáticos de chamada de trabalhos, disponíveis no portal do evento, que buscam demonstrar a amplitude, abrangência e diversidade esperadas dos trabalhos a serem apresentados.

Além disso, destacamos os três eixos transversais que permeiam todas as atividades do congresso, conferindo-lhe uma identidade única: por sua origem latino-americana, sua natureza periférica no campo e seu posicionamento atual, traz como primeiro eixo transversal A Perspectiva Latino-Americana e Descolonial. Diante da inevitabilidade do atravessamento das tecnologias digitais em todas as áreas e dimensões da vida contemporânea, reconhecemos também que os trabalhos apresentados possam contemplar essa dimensão pelo eixo Tecnologias do Digital, em suas múltiplas manifestações presentes ou vindouras (em questões como plataformização, inteligência artificial, algoritmo, big data, machine learning etc.).

Sendo a décima edição do congresso, a reflexão sobre o tempo se impõe, não somente como tema geral do evento, mas como exercício revisional de nossa trajetória, de vigilância epistemológica, teórica e metodológica de nossas práticas, permitindo-nos imaginar, projetar e construir a semiótica do amanhã, previstas no eixo transversal Dilema Passado-Presente-Futuro.

Para os interessados em submeter trabalhos, os resumos de 250 a 300 palavras serão aceitos até 19 de fevereiro de 2024. Incentivamos que compartilhem suas pesquisas e reflexões, tornando nosso encontro ainda mais engrandecedor, diverso e inclusivo. A divulgação dos trabalhos aceitos está prevista para o dia 4 de março de 2024.

Contamos com a participação de todos para enriquecer nosso congresso com a pluralidade de perspectivas e contribuições que caracterizam as pesquisas em semiótica. Juntos, construiremos a semiótica do amanhã, incorporando o passado, compreendendo o presente e imaginando o futuro.

@felsemiotica

facebook.com/felsemiotica/