Eixos temáticos de chamada

Os eixos temáticos de chamada apresentados abaixo visam a demonstrar a amplitude e a abrangência esperadas dos trabalhos a serem submetidos. Não se configuram como grupos de trabalhos ou sessões temáticas previamente definidos, mas nortearão a organização da estrutura e do formato do congresso.

1.  Semiótica, crescimento da razoabilidade e inteligências

As contribuições e o lugar privilegiado da semiótica no enfrentamento dos macro-dilemas contemporâneos, tais como as questões ambientais, emergência climática, antropoceno, crescimento populacional, esgotamento de recursos, limites e possibilidades.

2.  Semiótica, história, teorias e epistemologias

Reflexões e revisões sobre a história, a evolução, as múltiplas correntes, escolas, formação, autores relevantes etc. Processos de constituição e transformação das teorias e dos métodos semióticos e articulações teóricas (ciências cognitivas, linguística, teoria dos sistemas etc.).

3. Semiótica e artes

Discussões sobre estética, sentido, local e função das artes, novas manifestações artísticas, processo criativo e produtivo, crítica genética em diversas expressões artísticas (música, dança, teatro, escultura etc.).

4. Semiótica e visualidades

Linguagens visuais e gráficas, cultura visual e da imagem, diferentes manifestações visuais (cinema, fotografia, ilustração, grafite etc.).

5. Semiótica, literatura e tradução

Contempla a linguagem literária em suas várias manifestações verbais e sincréticas, assim como o estudo de traduções interlinguais e intersemióticas.

6. Semiótica e psicanálise

Abrange as reflexões sobre identidade, identificação, alteridade, inconsciente, desejo, nas múltiplas correntes psicanalíticas.

7. Semiótica, corpo e sensibilidades

A apreensão sensível dos fenômenos, corporeidades, gestos, sentidos, sinestesia, afetos, emoções e crenças.

8. Semiótica, comunicação e consumo

Consumo como fenômeno sígnico na sua relação com a informação, a significação e a comunicação social, contemplando processos de produção, consumo e circulação em mídia, publicidade, design, moda, entretenimento etc.

9. Semiótica, questões sociais e humanidades

Questões e discussões contemporâneas da esfera pública e humanitária – regimes de visibilidade, conflitos, disputas, guerras. Semiótica engajada, militante e ativista.

10. Semiótica e suas interfaces inter e transdisciplinares

Contemplam as rotas de articulação da semiótica com outras disciplinas e campos do conhecimento, tais como biosemiótica, edusemiótica, semiótica do direito, semiótica do espaço, da arquitetura e do urbanismo, semiótica da religião e do sagrado, semiótica da saúde e da medicina, semiótica e matemática etc.

 

Eixos transversais do evento

Os eixos transversais não se configuram como eixos temáticos adicionais. São, por sua vez, elementos constitutivos do evento como um todo. O X Congresso da FELS, por sua origem latino-americana, sua natureza periférica no campo e seu posicionamento atual, traz como primeiro eixo transversal:

A. A perspectiva latino-americana e descolonial

– – – – – – – – – – – – – – – – –

Diante da inevitabilidade do atravessamento das tecnologias digitais em todas as áreas e dimensões da vida contemporânea, reconhecemos também que os trabalhos apresentados possam contemplar essa dimensão, manifesta em questões como, plataformização, inteligência artificial, algoritmo, big data, machine learning, dentro do eixo transversal:

B. Tecnologias do digital

– – – – – – – – – – – – – – – – –

Sendo a décima edição do congresso, a reflexão sobre o tempo se impõe, não somente como tema geral do evento, mas como exercício revisional de nossa trajetória, de vigilância epistemológica, teórica e metodológica de nossas práticas, permitindo-nos imaginar, projetar e construir a semiótica do amanhã, previstas no eixo transversal:

C. O dilema passado-presente-futuro